terça-feira, 10 de março de 2009

Fatores antinutricionais

Fatores antinutricionais são muitos. São interações/combinações não interessantes entre vitaminas e sais minerais pois um compete com o outro prejudicando a absorção(biodisponibilidade) de um ou dos dois.

Sabendo disso você vai entender porque muitos nutricionistas são contra suplementos de vitaminas e minerais onde se tem de tudo que se conhece o nome de A à Z..´. Além disso a biodisponibilidade de vitaminas não naturais é naturalmente menor. Resultado: sobre carga do sistema excretório : seus rins!!!

Um grande fator antinutricional é a CAFEíNA, ela inibe a absorção de Cálcio, isso quer dizar, seu café com leite logo pela manhã não serve como fonte de cálcio para o organismo!!!!

Evite o consumo excessivo de sal, prejudica no absorção do Ferro.

Combinações Químicas Negativas

A presença de fibras, fitatos e taninos dos alimentos consumidos inibem a absorção de cálcio, de zinco, de ferro e de proteínas.
Alimentos fonte de Ferro (Carnes, ovos) + alimentos fonte de Cálcio (Leite, iogurtes, queijos).
Alimentos fonte de Zinco (ostras, carne, iogurte, cereais) + alimentos fonte de Cálcio ( competem entre si).
Alimentos fonte de Ferro + alimentos fonte Zinco.

Combinações Químicas Positivas

Alimentos fonte de Vitamina C (frutas cítricas, legumes) + Alimentos fonte de Ferro e Selênio (aves, frutos do mar, vísceras, grãos integrais, cebolas, alho).
Alimentos fonte de proteína+ Alimentos fonte de Ferro e Selênio.
Alimentos fonte de vitamina D (manteiga, leite enriquecido, gema de ovos,peixes, óleos de fígado de peixe) + alimentos fonte de Cálcio.
Alimentos fontes de cálcio + Alimentos fontes de fósforo.

BIODISPONIBILIDADE DE ZINCO

FATORES INIBIDORES: Fibras ou fitatos diminuem a absorção do zinco, mas o mesmo não ocorre com outros agentes complexantes (por exemplo, tanino). O cobre inibe esta absorção se administrado em altas doses. O ferro compete com o zinco na absorção. Razões ferro:zinco de 2:1 ou 3:1 resultam em uma substancial redução na ingestão de zinco. Relações de ferro zinco maior que 3:1 são comuns a suplementos vitaminicos-minerais. Por outro lado, altas doses de zinco podem prejudicar a absorção de ferro na forma de sulfato ferroso, encontrada normalmente nos suplementos vitamínicos-minerais.

FATORES ACELERADORES: A absorção de zinco é aumentada na presença de glicose ou lactose e proteína de soja, pura ou misturada com carne. Vinho tinto de mesa também aumenta a absorção devido a presença de substâncias congêneres; o vinho branco não foi ainda bem estudado. O zinco do leite materno é melhor absorvido do que o leite de vaca.A ingestão excessiva de algumas vitaminas e minerais pode gerar alguns danos ao organismo, portanto, cuidado com a suplementação sem orientação.

Sintomas do excesso

Vitamina A:Dores de cabeça e visão turva, além de fadiga, perda de apetite e diarréia, lesão no fígado e óssea. A queda de cabelo e vermelhidão da pele também são observados. Na gravidez, pode causar malformação congênita.
Complexo B:Ondas de calor, danos ao fígado e nervos sensoriais, diarréias.
Vitamina C:Diarréia, cálculos renais, irritação do trato urinário, acúmulo de ferro e perda de massa óssea.
Vitamina D:Dores de cabeça, diarréia, perda de apetite, além de possíveis depósitos de cálcio nos tecidos levando a lesão cerebral, cardiovascular e renal.
Vitamina K:Lesão no fígado.

fonte: site oficial da FPA- federaçao paulista de atletismo


Trarei mais informações sobre esse assunto que é o objeto de minhas pesquisas no momento!

Bjokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário