domingo, 8 de março de 2009

Clorofila = pele renovada: além de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, os brotos concentram clorofila – que representa 70% da parte sólida da planta (para fazê-la crescer forte e saudável). Daí a energia vital que os naturalistas afirmam existir no alimento.
E os benefícios são compensadores: “A clorofila melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do intestino e dos pulmões; além disso, desintoxica o organismo e participa da renovação das células e dos tecidos”, explica a nutricionista paulistana Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em entrevista para a Boa Forma.

Enzimas = digestão fácil: adormecidas nas sementes, as enzimas são liberadas durante a germinação e atingem o ponto máximo em uma semana, quando geralmente os brotos estão prontos para serem consumidos. Elas diminuem os fatores antinutricionais (tanino e ácido fítico) da planta, que dificultam a absorção dos nutrientes. Além disso, as enzimas favorecem a multiplicação das vitaminas e dos minerais.
Um estudo do Departamento de Agricultura da Universidade de Alberta, em Edmonton, Canadá, observou que os brotos têm a vitamina C aumentada em 600%, e a vitamina E e o betacaroteno, triplicados. Por serem antioxidantes, essas três substâncias fortalecem o sistema imunológico e, como a clorofila, podem ajudar a manter as rugas longe.

Proteína de alta qualidade = músculos extras: mais que quantidade, a proteína dos brotos tem qualidade, além de ser facilmente digerida e assimilada. “Uma ótima dica para quem não come carne é caprichar nesse alimento”, diz a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro, para a revista. Se sua preocupação é ganhar forma e massa, aposte nos brotos de soja e trigo. Segundo uma pesquisa do Departamento de Ciências Tecnológicas da Universidade de Campinas (Unicamp), eles têm bastante leucina, valina e isoleucina – aminoácidos importantes para a recuperação e o ganho de massa magra depois de exercícios pesados como musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário