sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Detox

Qual a importância da desintoxicação????

Bom, acho bem óbvio que desintoxicar soe como algo bom a ser feito por nosso organismo, mas será que estamos intoxicados????

Pode parecer grosseiro o que vou dizer agora, mas eu morei em sítio durante alguns anos de minha vida. Tinha uma frase do Seu. Heleno (figuraça-adoro!) sobre porcos, que ele sem qualquer acanhamento, usava também para as crianças: " Tá peidando: tá engordando!!! Hauhauhau... pois é... essa frase pra mim sempre foi apenas uma maneira dele evitar que repreendêssemos as crianças ao liberarem seus gases fora do banheiro... ultimamente tenho relido essa frase.

Os gases são produzidos quando o nosso organismo por algum motivo, tem dificuldade em algumas das fases da digestão e o alimento fica no organismo por mais tempo do que deveria. o que acontece??? APODRECE!! Os gases fétidos são compostos entre outros por Metano. Mesmo gás produzido nos Lixões (o que fazem o lixo pegar fogo).
Isso é transformamos nossos intestinos em aterros sanitários. Possível compreender agora da onde vem a intoxicação??? Gases não fétidos são produzidos pelo nosso organismo também, esses não são alarmes pois advém da fermentação que as bactérias de nossa flora intestinal produz. Mas atente-se para qualquer sinal de má digestão que seu organismo possa dar:

Azia, queimação, cansaço/sonolência após as refeições, barriga inchada, gases, constipação, dores de cabeça, alterações na pele, reações alérgicas.

O que acontece quando nossa alimentação produz toxinas???

Você sabe como nosso organismo reage a uma situação de perigo? Ou foge ou luta! Da mesma forma há duas maneiras de se proteger das toxinas: elimina-las através do sistema excretório ( e aí penso que estamos sobrecarregando-o, estou pesquisando sobre isso :) ) ou tira-las da circulação através do isolamento em nosso tecido adiposo!!
E aí??? Bom o primeiro caso é daquelas pessoas magérrimas que comem como um cavalo... elas adoram falar que estão com fome e devoram um "podrão" enquanto você engorda com seu "super saudável" feijão com arroz integral! O segundo é o caso das pessoas que vão ganhando peso lenta ou rapidamente pois quanto mais toxinas mais é preciso ter local para armazena-las isso significa mais tecido adiposo o que traduzindo são pneuzinhos(ões), barriginha(ão), celulite, etccc...
Você entra em ciclo vicioso... se intoxica engorda engorda quer comer toxinas.. quanto mais tecido adiposo temos mais queremos comer alimentos que nos dão energia rápida como farinhas refinadas e açúcares como forma de manter essa reserva a salvo para armazenar as toxinas que iremos ingerir.. Quebrar esse cilclo é difícil, mas essencial para um metabolismo mais saudável.

Dieta DETOX
O objetivo desta dieta é vitalizar - "acordar" - o organismo o mais rápido e eficientemente e; desta forma facilitar a saída - a liberação, o alívio - de todas as suas toxinas, venenos e excessos - suas desarmonias.
O consumo indiscriminado de alimentos refinados e industrializados, com sua enorme carga de aditivos sintéticos, e de alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males.Some-se o ar poluído, o estresse da vida moderna, que enche nosso corpo de doses exageradas de cortisol e adrenalina, e o coquetel de intoxicação está pronto.


Exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, na mobilização (eliminação) dos excretos e excessos, são aqueles vivos, portanto crus e frescos, ricos em vitalidade, energia, água (viva = ativa), enzimas, vitaminas, sais minerais e fibras naturais:

» Frutas;
» Folhas verdes;
» Brotos;
» Legumes (berinjela, abobrinha, pepino);
» Raízes (cenoura, beterraba, inhame, bardana) e;
» Sementes (linhaça, gergelim, girassol).

Exemplos de alimentos que destroem a vida, principalmente se consumidos em excesso, pois enfraquecem lentamente as defesas do organismo: açúcar (principalmente o branco), sal (principalmente o refinado), cacau, café, chá (exceção aos de ervas), álcool, gorduras animais, gorduras aquecidas, aditivos e substitutos químicos, alimentos excessivamente processados ou estocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário